Por que usar Jupyter Notebook?
O Jupyter Notebook é uma ferramenta de Literate Computing, extremamente eficientes, pois permitem unir código e texto. Assim cada funcionalidade pode ser explicada detalhadamente. Você também pode gerar gráficos “vivos” gerados em tempo real dentro da ferramenta.
O Jupyter Notebook é revolucionário, justamente por unir texto e código. Tenho usado muito para mapear e fazer anotações da minha pesquisa do mestrado e nenhuma ferramenta foi mais simples e eficiente.
Utilizando o Jupyter Notebook é possível descrever a questão da pesquisa, a abordagem do projeto, narrar as etapas importantes na análise. Sempre mesclando explicações e o código de programação. Esses documentos podem ser construídos de forma dinâmica, escrevendo porções do código da narrativa e do software, visualizando os resultados no relatório e continuando a análise com narração e código adicionais ou resumindo os resultados.
Um documento completo de programação também pode ser gerado com todos os componentes críticos do projeto: a descrição da proposta, o código de programação usado para realizá-lo, os resultados e uma discussão.
O Jupyter também tem sido muito utilizado em cursos e workshops de programação, por permitir que os participantes alterem parâmetros do código e rodem ali na própria máquina e já observem o resultado em tempo real.
Como instalar o Jupyter Notebook?
Muito simples, meu caro. Baixe o pacote do Anaconda, que pode ser encontrado neste link: https://www.anaconda.com/download/
Após o download do Anaconda, abra o seu prompt de comando e execute jupyter notebook
Você verá imediatamente o nome do seu notebook, uma barra de menus, uma barra de ferramentas e uma célula de código vazia.
Selecione code caso deseje inserir algum código naquela célula, caso queira escrever alguma instrução selecione a opção Markdown.
Você pode criar quantas células você quiser e organiza-las como bem entender.
Gerando gráficos vivos no Jupyter Notebook:
Veja abaixo um exemplo interessante de gráficos gerados em tempo real. Você pode copiar este código para o seu próprio notebook, brinque com os dados insira e remova-os e observe o resultado.
import matplotlib.pyplot as plt
%matplotlib inline
data = [1, 2, 5, 10, 12, 15]
plt.figure()
plt.plot(data)
O resultado é um gráfico como este:
Dicas
- Crie um novo notebook para cada versão importante de seu projeto. Assim é possível entender a evolução do projeto como um todo.
- Tenha atenção ao criar nomes para seus notebooks. Utilize algum tipo de padrão como a data + mês + ano + nome do notebook. Evite utilizar v01,v02,v03, pois estes nomes não transmitem nenhuma informação sobre o conteúdo ou alteração do notebook.
- Faça da documentação do projeto uma rotina: É muito fácil escrever texto e código com o Jupyter Notebook, tenha disciplina e documente todas as alterações de seu projeto como um hábito.
- Prefira utilizar gráficos vivos ou seja gerados através de código no Jupyter Notebook do que imagens de gráficos estáticas.
- A integração Jupyter Notebook e plataforma Latex ainda não funciona da melhor maneira. Não utilize este tipo de exportação de arquivos texto.
Este artigo é o primeiro de uma série sobre o Jupyter Notebook, fique de olho. Caso este artigo tenha sido útil, deixe o seu comentário contando a sua experiência! :)